Atualizações importantes na CLT – Lei nº 15.377

As recentes alterações trazidas pela Lei nº 15.377 representam um movimento relevante de atualização da CLT, com impacto direto na rotina das empresas, especialmente no que se refere à gestão de saúde e comunicação interna.

A nova legislação incluiu o art. 169-A na CLT, estabelecendo de forma expressa o dever das empresas de promover ações informativas e de conscientização sobre campanhas oficiais de vacinação, com destaque para o HPV, além de medidas preventivas relacionadas aos cânceres de mama, colo do útero e próstata. Também passa a ser obrigatório orientar os empregados quanto ao acesso a serviços de diagnóstico, incorporando essas práticas às rotinas corporativas.

Outro ponto relevante é o reforço do direito de ausência para realização de exames preventivos. O trabalhador pode se ausentar por até três dias ao ano, sem prejuízo salarial, mediante comprovação, o que exige das empresas controle e organização adequados dessas ausências.

Sob a ótica empresarial, as mudanças trazem maior previsibilidade e fortalecem a estrutura de compliance, ao transformar boas práticas em obrigações legais objetivas. Além disso, o incentivo à prevenção tende a reduzir afastamentos prolongados e contribuir para a continuidade das atividades, com impactos positivos na produtividade.

A Lei nº 15.377 entrou em vigor na data de sua publicação, em abril de 2026, exigindo das empresas adequação imediata de seus processos internos, especialmente nas áreas de RH, saúde ocupacional e comunicação corporativa.

Diante desse cenário, recomenda-se a revisão das políticas internas e a implementação de rotinas estruturadas de comunicação, como medida estratégica para garantir conformidade legal e mitigar riscos.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição.


Autora: Camila Boscariol

Compartilhe

Posts Recentes

Caso Americanas

18 de setembro de 2026

Quando todos fiscalizam e ninguém enxerga: o paradoxo da governança no caso Americanas

BIs Interativos

8 de setembro de 2026

Muito além do passivo: por que sua empresa precisa visualizar as provisões em BIs interativos

Aumento abusivo no plano de saúde empresarial

4 de setembro de 2026

Aumento abusivo no seu plano de saúde empresarial?

discriminação em peça teatral

14 de agosto de 2026

Juiz não vê discriminação em peça teatral sobre acidente de trabalho

VMG na Recuperação Judicial do Produtor Rural

4 de agosto de 2026

VMG na Recuperação Judicial do Produtor Rural: tecnologia a serviço da segurança jurídica no campo

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Laureane Lima de Souza Guardia

Camila de Castro Silva

Daniela Martins Mauricio

Felipe Sanches Barbosa

Eduardo Marcondes Ferraz

Flavia Lourenço Miyano