Notícia: “Quantidade de pedidos de recuperação judicial cai 58,6% em setembro, diz Serasa”

O número de empresas que pediram recuperação judicial caiu 58,6% em setembro ante o mesmo mês do ano passado. Foram 101 requerimentos. Na comparação com agosto, a queda foi de 41,3%.

Os dados são da Serasa Experian e foram divulgados na úlima quarta-feira (4).

De acordo com os economistas da instituição, a retomada do crescimento econômico e a redução da taxa de juros estão contribuindo para a diminuição dos pedidos de recuperação judicial em 2017, após os níveis recordes atingidos no ano passado.

As micro e pequenas empresas foram as que mais precisaram de intervenção da Justiça nos negócios, com 59 pedidos em setembro. As médias vieram na sequência, com 26. As grandes companhias fizeram 16 pedidos.

No acumulado de janeiro a setembro, foram 1.087 solicitações de recuperação judicial, 26,5% menos que no mesmo período de 2016, quando haviam sido registradas 1.479 ocorrências.

Nos primeiros nove meses do ano, as micro e pequenas empresas fizeram 632 pedidos, enquanto as médias requisitaram 292 e as grandes, 163.

Falências

Ainda de acordo com o levantamento da Serasa, os pedidos de falência caíram 4,3% em setembro na comparação anual (178 ante 186). Frente a agosto deste ano, porém, foi registrado aumento de 7,9%.

Novamente as micro e pequenas empresas lideraram a lista, com 99 requerimentos de falência, seguidas pelas grandes empresas, com 40, e pelas médias, com 39.

No acumulado do ano até setembro foram contabilizados 1.329 pedidos de falência, queda de 5,4% ante o mesmo período de 2016, quando foram registrados 1.405.

Nos primeiros nove meses deste ano, as micro e pequenas empresas fizeram 705 pedidos, enquanto as grandes solicitaram 337 e as médias, 287.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/pedidos-de-recuperacao-judicial-caem-586-em-setembro-diz-serasa.ghtml

Para mais informações sobre Recuperação Judicial, acesse: http://sartoriadvogados.com.br/portfolio/recuperacao-judicial/

Compartilhe

Posts Recentes

VMG na Recuperação Judicial do Produtor Rural

4 de agosto de 2026

VMG na Recuperação Judicial do Produtor Rural: tecnologia a serviço da segurança jurídica no campo

Tag Along e Drag Along

4 de agosto de 2026

Tag Along e Drag Along: proteção para sócios e segurança nas negociações

apreensão de CNH e passaporte de devedores

4 de agosto de 2026

Fim do impasse para o uso de medidas atípicas na cobrança de dívidas: STJ define as regras para apreensão de CNH e passaporte de devedores

Novas regras da ANTT

28 de julho de 2026

Novas regras da ANTT: Congresso aprova fiscalização eletrônica, multas milionárias e maior risco para empresas contratantes

INSS Empresa: o novo portal

27 de julho de 2026

INSS Empresa: o novo portal que transforma a gestão de afastamentos

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento