Societário: Orientações sobre o desenvolvimento do relatório de Compliance – Ofício Circular CVM/SIN 02/2021

A Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais da Comissão de Valores Mobiliários (SIN/CVM) divulgou, em 22 de janeiro de 2021, o Ofício Circular CVM/SIN 02/2021, que traz orientações sobre a elaboração do Relatório de Conformidade (compliance).

No mercado de valores mobiliários a atividade de compliance é muito conhecida, tendo como função assegurar a conformidade com as obrigações regulatórias e o cumprimento das normas internas da instituição.

A Instrução CVM n° 558 (ICVM 558) já previa em seu artigo 22 a elaboração do relatório de compliance, no entanto, não foram abordados os aspectos que deveriam ser objeto do relatório, o que levou alguns administradores de carteira a entregarem relatórios em desconformidade.

O Ofício Circular CVM/SIN 02/2021 surge para estabelecer os pontos mínimos que devem ser abordados no relatório, com o intuito de padronizar e viabilizar o trabalho de supervisão pela Gerência de Acompanhamento de Investidores Institucionais (GAIN/SIN).

O Anexo I do Ofício traz os temas e aspectos mínimos de forma detalhada, mas não se trata de elementos limitados, podendo os administradores elaborarem relatórios mais completos, desde que respeitando os elementos mínimos estabelecidos no Ofício Circular.

Para a advogada Tuany Buzato, do escritório Sartori Sociedade de Advogados, é preciso cuidado. “A área técnica destaca que se for identificado que o setor de compliance não atua de forma independente ou não desenvolve suas atividades nos termos da Instrução 558, a instituição poderá sofrer sansões, podendo até ocorrer o cancelamento da autorização da sociedade como administradora de carteiras”, afirma.

Compartilhe

Posts Recentes

comunicação no ambiente de trabalho

15 de abril de 2026

Novas formas de comunicação no ambiente de trabalho

Crise empresarial

14 de abril de 2026

Crise empresarial: qual o caminho jurídico certo antes que seja tarde?

regras da ANTT

13 de abril de 2026

MP aumenta multas para quem não cumprir as regras da ANTT

Decreto nº 12.880/2026

9 de abril de 2026

Em vigor o Decreto nº 12.880/2026 que Regulamenta o “ECA Digital”

emissão de GRU

7 de abril de 2026

Alteração na emissão de GRU a partir de 3 de abril de 2026

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento