Novos procedimentos para autenticação dos livros contábeis – IN DREI/SGD/ME Nº 82 de 19 de fevereiro de 2021

A Instrução Normativa DREI/SGD/ME Nº 82 estabelece novos procedimentos para autenticação dos livros contábeis ou não, de empresas e agentes do comércio.

Segundo a referida Instrução Normativa, os termos de abertura e encerramento dos instrumentos de escrituração contábeis, e aqui inclui-se os livros não obrigatórios, deverão ser submetidos à autenticação da Junta Comercial, uma vez assinados com qualquer certificado digital emitido por entidade credenciada, ou qualquer outro meio de comprovação de autoria e integridade do documento eletrônico.

Já as autenticações da Escrituração Contábil Digital – ECD, realizadas pelo Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, deverão ser apresentadas de forma digital, exclusivamente, podendo ser produzidas ou lançadas em plataformas eletrônicas, armazenadas ou não nos servidores das Juntas Comerciais. Com isso, a partir do mês de junho de 2021, as Juntas Comerciais não receberão mais livros físicos para autenticação.

A Instrução Normativa publicada no dia 22 de fevereiro de 2021 reconheceu o avanço digital em que a sociedade brasileira está inserida. O sócio Wagner Armani esclarece que “a nova instrução normativa visou a necessidade de simplificar e uniformizar os procedimentos relativos à autenticação dos termos de abertura e de encerramento dos instrumentos de escrituração contábil, dos livros sociais e dos livros dos agentes auxiliares do comércio, garantindo a segurança, inviolabilidade e autenticidade dos instrumentos submetidos à autenticação”.

Compartilhe

Posts Recentes

VMG na Recuperação Judicial do Produtor Rural

4 de agosto de 2026

VMG na Recuperação Judicial do Produtor Rural: tecnologia a serviço da segurança jurídica no campo

Tag Along e Drag Along

4 de agosto de 2026

Tag Along e Drag Along: proteção para sócios e segurança nas negociações

apreensão de CNH e passaporte de devedores

4 de agosto de 2026

Fim do impasse para o uso de medidas atípicas na cobrança de dívidas: STJ define as regras para apreensão de CNH e passaporte de devedores

Novas regras da ANTT

28 de julho de 2026

Novas regras da ANTT: Congresso aprova fiscalização eletrônica, multas milionárias e maior risco para empresas contratantes

INSS Empresa: o novo portal

27 de julho de 2026

INSS Empresa: o novo portal que transforma a gestão de afastamentos

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento