Atvos, do grupo Odebrecht, entra com pedido de recuperação judicial

Segunda maior produtora de etanol do país, a Atvos entrou com pedido de recuperação judicial na última quarta-feira (29). A companhia pertence ao grupo Odebrecht e se chamava Odebrecht Agroindustrial até 2017.

O pedido de recuperação ocorreu após a gestora de fundos norte-americana Lone Star ter conseguido na justiça brasileira uma ordem de bloqueio do caixa da Atvos no início da última semana, segundo a agência Reuters.

Em janeiro, a Odebrecht propôs a credores no Brasil a entrega do controle da Atvos em troca por uma redução na dívida de R$ 12 bilhões da companhia.

“Este processo é resultado da investida hostil de um fundo internacional, credor da Atvos, que por meio de processo judicial colocou em risco as operações da empresa”, informou a Atvos por meio de nota.

Após a justiça aceitar o pedido de recuperação judicial, a empresa terá 60 dias para apresentar um plano.

Credores pegos de surpresa

A Atvos é a primeira empresa do grupo Odebrecht a pedir recuperação judicial. Para a Ocyan (ex-Odebrecht Óleo e Gás), por exemplo, a solução encontrada pelo conglomerado foi uma recuperação extrajudicial, modelo em que um alongamento de dívida é acordado diretamente com credores.

Segundo a Reuters, o pedido pegou de surpresa credores da empresa, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander Brasil. A Odebrecht vinha oferecendo o controle da Atvos a esses bancos como opção para um processo de reestruturação de dívida do grupo como um todo.

“Este processo é resultado da investida hostil de um fundo internacional, credor da Atvos, que por meio de processo judicial colocou em risco as operações da empresa”, disse a Atvos, sem citar nomes.

Enquanto negociava com credores, a Odebrecht vinha tentando isolar a gestão financeira da Atvos, justamente para evitar que a eventual derrocada dela contaminasse o conglomerado, trabalho que vinha sendo coordenado por Ricardo Knoepfelmacher, também conhecido como Ricardo K, por meio da consultoria RK Partners.

Ainda de acordo com a Reuters, o processo estava evoluindo, mas foi atropelado pela movimentação da Lone Star, que bloqueou o caixa da companhia, deixando-a sem alternativas.

A empresa

A Atvos tem 11 anos de atuação e mais de 11 mil funcionários, gerando mais de 40 mil empregos diretos e indiretos. Na safra de 2019/2020, deve moer cerca de 27 milhões de toneladas de cana.

A empresa atua em quatro Estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e tem 9 unidades agroindustriais.

Além de etanol, a empresa produz açúcar e energia gerada a partir de biomassa. Tem capacidade para moer 36 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e para produzir 3 bilhões de litros do combustível, e 700 mil toneladas do adoçante.

Fonte: G1

Compartilhe

Posts Recentes

equiparação salarial

4 de maio de 2026

Terceirização e equiparação salarial: por que a igualdade aparente não gera direito

Lei nº 15.377

29 de abril de 2026

Atualizações importantes na CLT – Lei nº 15.377

Contingência jurídica

17 de abril de 2026

Contingência jurídica: por que sua empresa não pode ignorar esse tema

comunicação no ambiente de trabalho

15 de abril de 2026

Novas formas de comunicação no ambiente de trabalho

Crise empresarial

14 de abril de 2026

Crise empresarial: qual o caminho jurídico certo antes que seja tarde?

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento