Trabalhista: “Novos rumos da estabilidade decorrente do acidente de trajeto”

O art. 21 da Lei 8213/91 elenca hipóteses de acidente de trabalho, e entre elas está o acidente de trajeto, ou in itinere (art. 21, IV, ‘d’). Nos termos do mencionado dispositivo legal, considera-se acidente de trabalho aquele ocorrido no trajeto de ida do trabalhador ao local do trabalho ou no retorno para casa, após a prestação dos serviços.

Contudo, a reforma trabalhista alterou o § 2º do art. 58 da CLT para excluir do tempo à disposição do trabalhador justamente o período de percurso da residência até o local de trabalho e vice e versa.

Outrossim, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) alterou a metodologia do cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) por meio da Resolução 1.329/17 e retirou o acidente de trajeto do cômputo do FAP do exercício de 2018, sob o fundamento de que o empregador não tem influência/ingerência sobre os acontecimentos que ocorrem no trânsito, longe da fiscalização do empregador.

O advogado Lucas Rossi, do escritório Sartori Sociedade de Advogados, acredita que “diante das ponderações acima, a Justiça do Trabalho tende a firmar entendimento de que houve a revogação tácita do artigo 21, IV, “d”, da Lei 8213/91, de forma a não mais o acidente de trajeto ser equiparado ao acidente de trabalho, e, consequentemente, não haverá de se falar em estabilidade para esse tipo de situação”.

Compartilhe

Posts Recentes

Inteligência Artificial para adolescentes

11 de fevereiro de 2026

Meta suspende personagens de Inteligência Artificial para adolescentes

Segurança jurídica

4 de fevereiro de 2026

Segurança jurídica e o teto das condenações: o embate entre STF e TST sobre a limitação dos pedidos

LGPD ANPD

26 de janeiro de 2026

2026 com novo padrão de fiscalização da LGPD: quais são as novas exigências da ANPD?

Lucro Presumido e JCP

12 de janeiro de 2026

LC 224/2025: alterações no Lucro Presumido e JCP (Juros sobre Capital Próprio)

Licenciamento Ambiental

7 de janeiro de 2026

A derrubada dos vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190/2025)

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento