Estaleiro Fibrafort apresenta pedido de recuperação judicial

O estaleiro Fibrafort, de Itajaí, surpreendeu o mercado ao apresentar pedido de recuperação judicial. A empresa, com 25 anos de história, já ostentou o título de maior da América do Sul e, até o ano passado, experimentava crescimento com o aquecimento do mercado nacional e o aumento da demanda de exportações.

A previsão de bons negócios fez com que o estaleiro ampliasse o parque de produção e abrisse o portfólio para barcos maiores. A retração econômica, entretanto, afetou diretamente o consumidor emergente, cliente-alvo da Fibrafort. E a conta não fechou mais: a média de produção e venda de quatro embarcações por dia passou para um barco diário – uma queda de 75%.

O dólar alto estimulou as exportações, mas a venda para o mercado externo não foi suficiente para compensar a baixa no mercado nacional. O resultado foi a adequação da linha de produção para alcançar o ponto de equilíbrio, o que resultou na demissão de quase dois terços dos 300 funcionários.

Com a estrutura enxuta, a Fibrafort apelou para a recuperação judicial para ganhar prazo para o pagamento das dívidas, que não tiveram o valor divulgado. Márcio Ferreira, empresário que comanda o estaleiro, diz que o processo protegerá a marca, que é conhecida internacionalmente, e os empregos. “Estamos comprometidos em pagar todos os credores”, afirma.

A recuperação ainda depende de aceitação na Justiça. Só então a empresa terá prazo para apresentar o plano de pagamento das dívidas, que terá que ser aceito pelos credores.

A Fibrafort garantiu, em nota, que os compromissos assumidos junto a clientes, revendedores, funcionários e credores serão mantidos.

Fonte: NSC

Para mais informações sobre Recuperação Judicial, acesse: http://sartoriadvogados.com.br/portfolio/recuperacao-judicial/

Compartilhe

Posts Recentes

Decreto nº 12.880/2026

9 de abril de 2026

Em vigor o Decreto nº 12.880/2026 que Regulamenta o “ECA Digital”

emissão de GRU

7 de abril de 2026

Alteração na emissão de GRU a partir de 3 de abril de 2026

ITBI

6 de abril de 2026

ITBI cobrado acima do valor correto

Concessionárias de veículos e COAF

31 de março de 2026

Concessionárias de veículos e COAF

Isenção de IR para portadores de doença grave

31 de março de 2026

Isenção de IR sobre aposentadoria para portadores de doença grave

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento