Trabalhista: “Da dispensa discriminatória”

Da dispensa discriminatória

No âmbito de trabalho, define-se como dispensa discriminatória: “adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de emprego, ou sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade, ressalvadas, nesse último caso, as hipóteses de proteção ao menor previstas constitucionalmente.” É prevista na Lei 9.029, de 13 de abril de 1995.

De acordo com a Lei 9.029, de abril de 1995, o rompimento da relação de trabalho por ato discriminatório, além do direito à reparação pelo dano moral, faculta ao empregado optar entre a readmissão com ressarcimento integral de todo o período de afastamento, mediante pagamento das remunerações devidas, corrigidas monetariamente, acrescidas dos juros legais, ou a percepção, em dobro, da remuneração do período de afastamento, corrigida monetariamente e acrescida dos juros legais.

Segundo a advogada Natalye Carvalho Lemos, do escritório Sartori Sociedade de Advogados, a dispensa discriminatória elencada na Lei 9.029/95, para ser reconhecida, necessita de devida comprovação por parte do empregado. “A validação da dispensa é feita pela empresa, pois é esta que possui o poder diretivo na dispensa de seus funcionários sem justo motivo, conforme entendimento dos Tribunais Regionais do Trabalho”, diz.

A advogada ainda destaca que os requisitos de dispensa discrimatória elencados na Lei 9.029/1995 não se aplicam a dispensa prevista na Súmula 443 do C.TST. “Nela, presume-se discriminatória a dispensa de portador de HIV ou doença grave capaz de suscitar estigma e preconceito’’, finaliza.

Para acessar as matérias produzidas anteriormente, visite a aba Notícias ou então nossas páginas nas redes sociais: Facebook e LinkedIn. Aproveite para “curtir” e compartilhar o conteúdo que oferecemos!

Boa leitura!

Compartilhe

Posts Recentes

Decreto nº 12.880/2026

9 de abril de 2026

Em vigor o Decreto nº 12.880/2026 que Regulamenta o “ECA Digital”

emissão de GRU

7 de abril de 2026

Alteração na emissão de GRU a partir de 3 de abril de 2026

ITBI

6 de abril de 2026

ITBI cobrado acima do valor correto

Concessionárias de veículos e COAF

31 de março de 2026

Concessionárias de veículos e COAF

Isenção de IR para portadores de doença grave

31 de março de 2026

Isenção de IR sobre aposentadoria para portadores de doença grave

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento