Meta suspende personagens de Inteligência Artificial para adolescentes

A decisão ocorre em meio a crescentes críticas e pressões para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital

No final de janeiro, a Meta anunciou a suspensão temporária e global do acesso de adolescentes a personagens de Inteligência Artificial disponíveis em seus aplicativos, como Facebook, WhatsApp e Instagram.

A medida, que será válida até a big tech apresentar uma versão atualizada de controles voltados a usuários desta faixa etária, reacendeu o debate sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Preocupação que, no Brasil, ganhou contornos regulatórios com a sanção, em setembro de 2025, do Estatuto da Criança e do Adolescente Digital (Lei 15.211/25).

ECA Digital

O ECA DIGITAL, que entra em vigor em março deste ano, determina diretrizes específicas no tocante a intensa proteção de tal público e ao mesmo tempo designou formalmente que a ANPD priorize a fiscalização deste tema no ano de 2026, podendo tal inovação impactar muitos segmentos de atuação, dentre os quais as Instituições de Ensino e outros que operem, em menor ou maior volumetria, dados de crianças e adolescentes.

A decisão da Meta – que vem sofrendo críticas, pressão e fiscalização de autoridades regulatórias e especialistas de diversos países pelos impactos negativos de seus chatbots à infância e adolescência – é, portanto, uma resposta à demanda por maior transparência e controle sobre os efeitos de redes sociais e tecnologias emergentes.

Buscando revisar a experiência oferecida ao público infanto-juvenil e implementar novos mecanismos de segurança e controle parental, o novo recurso, ainda sem data de lançamento, será orientado pelo sistema de classificação de filmes PG-13, aplicado na indústria cinematográfica para evidenciar conteúdos apropriados para adolescentes com supervisão.

A restrição, que recairá sobre contas associadas a adolescentes com base na data de nascimento informada e no uso de tecnologias voltadas à confirmação da idade, afastará menores de conteúdos considerados adultos e inadequados, prevenindo exposição precoce a temas sensíveis.

Inteligência Artificial para adolescentes

Como o uso de IA por adolescentes tem sido acompanhado por casos de assédio, exposição a linguagem imprópria, conversas sobre assuntos provocativos e temerários, estímulo a comportamentos danosos e, claro, processos judiciais, a Meta se comprometeu a atualizar suas políticas e mecanismos de segurança com controles parentais apropriados, limitando e permitindo o monitoramento desses recursos.

Com a nova versão, a empresa, além de reduzir o risco de contato com conteúdos impróprios para a faixa etária e conferir maior transparência sobre acessos, também se alinha a diversos padrões regulatórios, como o ECA Digital e à Lei Geral de Proteção de Dados.

Importante destacar que, atualmente, parte significativa das big techs buscam conciliar inovação à proteção da infância e adolescência, em um movimento que reflete uma preocupação global e, ainda, deve continuar em pauta com o desenvolvimento de políticas públicas, a ampliação da educação digital e fiscalização de órgãos reguladores.


Este conteúdo tem caráter informativo. Em caso de dúvidas, fale com nosso time especialista.

Compartilhe

Posts Recentes

Inteligência Artificial para adolescentes

11 de fevereiro de 2026

Meta suspende personagens de Inteligência Artificial para adolescentes

Segurança jurídica

4 de fevereiro de 2026

Segurança jurídica e o teto das condenações: o embate entre STF e TST sobre a limitação dos pedidos

LGPD ANPD

26 de janeiro de 2026

2026 com novo padrão de fiscalização da LGPD: quais são as novas exigências da ANPD?

Lucro Presumido e JCP

12 de janeiro de 2026

LC 224/2025: alterações no Lucro Presumido e JCP (Juros sobre Capital Próprio)

Licenciamento Ambiental

7 de janeiro de 2026

A derrubada dos vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190/2025)

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Laureane Lima de Souza Guardia

Alessandra Scarelli

Camila de Castro Silva

Daniela Martins Mauricio

Eduardo Marcondes Ferraz

Felipe Pedroso Camargo