Recuperação Judicial: “A Reforma da Lei de Recuperação Judicial e Falências n.º 11.101/2005

Diante da existência de diversos conflitos de interesses entre as partes envolvidas nesse processo, como os credores, empresas devedoras e seus sócios, Fisco e investidores, foi formulada uma comissão de juristas pelo governo federal no intuito de reformá-la.

O projeto traz inovações importantes que impactarão tanto as empresas recuperandas, como credores e agentes financeiros, cita-se, por exemplo, o estimulo ao financiamento de empresas em recuperação com regramento próprio e vantagens temporais no recebimento desses créditos na intenção de alavancar as empresas em crise e atrair maior participação de investidores.

Ocorre que assuntos tão complexos não devem ser resolvidos com deliberações tão simplistas, pois ante a Resolução CMN 2.682/99 e a Circular 3.648/2013 do Banco Central nas quais dispõe que as instituições financeiras devem classificar o crédito das empresas em Recuperação Judicial com a pior classificação do risco de crédito “H”, obrigando os bancos a provisionarem 100% do valor contratado, desestimula e inviabiliza o financiamento a essas empresas.

Segundo a advogada Michelle Cristine da Graça Araujo, da sociedade de escritórios Sartori & Forti, para viabilizar o acesso a dinheiro novo às empresas que pretendem se recuperar, bem como aquecer o mercado de dip financing, medidas altamente efetivas deverão ser adotadas em paralelo a reforma da Lei 11.101/2005. “Como a alteração das normas regulatórias para determinar que o rating das empresas em Recuperação Judicial seja calculado de acordo com os parâmetros do mercado”, finaliza.

Compartilhe

Posts Recentes

Inteligência Artificial para adolescentes

11 de fevereiro de 2026

Meta suspende personagens de Inteligência Artificial para adolescentes

Segurança jurídica

4 de fevereiro de 2026

Segurança jurídica e o teto das condenações: o embate entre STF e TST sobre a limitação dos pedidos

LGPD ANPD

26 de janeiro de 2026

2026 com novo padrão de fiscalização da LGPD: quais são as novas exigências da ANPD?

Lucro Presumido e JCP

12 de janeiro de 2026

LC 224/2025: alterações no Lucro Presumido e JCP (Juros sobre Capital Próprio)

Licenciamento Ambiental

7 de janeiro de 2026

A derrubada dos vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190/2025)

Áreas de atuação

Profissionais que atuam na mesma área:

Nenhum profissional no momento