Gestão de Crises: Como proteger as empresas frente os desafios gerados pelo Coronavírus – Covid-19

A pandemia do novo Coronavírus – Covid-19, tem provocado abalos nos mercados globais, nas cadeias de suprimentos e na atividade econômica como um todo, elevando os riscos para todas as empresas, independentemente de seu segmente ou tamanho.

O avanço desse vírus tem colocado o mundo em quarentena, com países fechando fronteiras, paralisando seu parque produtivo e determinado medidas restritivas de liberdade na tentativa de tentar frear o avanço da doença.

Estamos vivenciando uma crise sem precedentes em nossa geração, possivelmente a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial, e que trarão desafios até então também não experimentados, sejam eles de ordem econômica, legal ou administrativa, desafios estes que devem ser enfrentados com inteligência, experiência comprovada e capacidade de inovação.

 

Gestão Inteligente de Crises

A gestão de crises corporativas é um processo amplo e complexo, que envolve todas as áreas da empresa e também o meio externo.

Sendo assim, para que a empresa tenha o menor prejuízo em sua reputação e em seus negócios, é imprescindível realizar o correto gerenciamento da situação para minimizar ou até mesmo eliminar os impactos causados por essas adversidades frente a colaboradores, fornecedores, clientes, órgãos fiscalizatórios, entidades governamentais e sociedade como um todo. Em muitos casos, gerir adequadamente a crise pode significar uma enorme vantagem competitiva para o momento posterior a ela.

 

Os impactos de uma crise

  • Financeiros – Tais impactos podem prejudicar em muito o fluxo de caixa de uma empresa e em casos extremos até mesmo inviabilizar a continuidade dos negócios. Nesse cenário, a renegociação de contratos através de técnicas de mediação é estratégia essencial para que a empresa mantenha-se saudável e de acordo com o cenário legal.
  • Imagem e Reputação – Os impactos que podem ser causados pela mídia especializada (impressa ou online), bem como pelas redes sociais têm o potencial de “viralizar” e causar prejuízos imensuráveis frente à opinião pública, provocando prejuízos nas vendas, nos lucros e também afetando a competitividade e os resultados financeiros da empresa.

 

Diferenciais Sartori Sociedade de Advogados

A fim de evitar essa situação, uma comunicação estratégica e inteligente, tanto no âmbito interno, frente aos colaboradores, bem como no externo, é essencial para a continuidade dos negócios sem alardes ou precipitações.

A Sartori Sociedade de Advogados é especializada na gestão e prevenção de crises corporativas, tendo já atuado com sucesso em muitas situações envolvendo diversas empresas de todos os segmentos da economia.

Contamos com um time multidisciplinar especializado em gestão inteligente de crises, composto por profissionais qualificados para diversos desafios, tais como:

  • Realizar o pronto atendimento de crises e emergências corporativas;
  • Implantação e coordenação de Comitês de Crise;
  • Avaliar cenários de crise, mapeando riscos e pontos vulneráveis, oferecendo planos de ação estratégico para vários desafios, tais como renegociação de contratos frente a bancos, locadoras, empregados, fornecedores e clientes;
  • Fazer a gestão da informação de forma estratégica, inclusive atuando como porta voz frente à entidades governamentais no âmbito municipal, estadual e federal, bem como frente aos órgãos fiscalizatórios;
  • Produzir manuais de crise com procedimentos, mensagens-chave e planos de ação frente à mídias impressas, virtuais e redes sociais, bem como focados em colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade local; e
  • Realizar a administração preventiva de crises anunciadas elaborando planos de ação de prevenção e controle.

Nesse contexto, a Sartori Sociedade de Advogados se coloca à sua inteira disposição para auxiliá-lo na contenção e gestão de crises que possam impactar a realidade de seu negócio, bem como para realizar ações preventivas e ativas destinadas a evitar a perda de receitas e reputação e construir vantagem competitiva durante todo o processo.

Caso precisem de auxílio, fiquem à vontade para nos contatar através de qualquer de nossos meios de contato.

Sartori Sociedade de Advogados

Compartilhe:

Mais posts

Newsletter Sartori #176

Confira a 176ª edição da Newsletter Sartori Sociedade de Advogados! Veja as matérias acessando o link ao lado: Newsletter Sartori #176. Para receber nossa seleção de notícias