A Lâmpadas Golden, da empresa Paulista Business, pediu, no último dia 15 de fevereiro, recuperação judicial para reestruturar sua dívida, que ultrapassa R$ 100 milhões. O pedido foi aceito pela justiça da Comarca de Mogi das Cruzes, em São Paulo.
A empresa com mais de 20 anos de mercado configura como uma das cinco maiores do setor de lâmpadas LED e chegou a faturar R$ 240 milhões por ano, quando viu as vendas caírem em 80%. A causa principal da queda se deu pelo estrangulamento devido a falta de capital de giro.
Os principais credores são: fornecedores chineses, Bancos Bradesco, Brasil, Safra e Sofisa, além dos fundos Sifra, Sulinvest, Lótus, Credit BR e outros.
De acordo com a advogada Glaucia Guimarães, da sociedade de escritórios Sartori & Forti, a Lei de Recuperação Judicial oportuniza à empresa um momento para se reorganizar, quando precisa de fôlego, devido a impossibilidade de arcar com seus compromissos. “Assim, quanto mais cedo a empresa procurar ajuda, melhor, pois, o diagnóstico da recuperação judicial possibilita o auxílio de novo planejamento”, completa.